terça-feira, 21 de abril de 2009

Apresentação




A nossa
Brigada de Intervenção e Animação...



O conceito de Brigada surge da ideia de um trabalho conjunto que tem por finalidade: o bem-estar da criança e do jovem!

O projecto "B.I.A." é uma iniciativa no âmbito da ocupação dos tempos livres, das crianças, jovens e pais que passam pelo I.P.O. (Instituto Português de Oncologia) de Lisboa.

Insere-se no estágio curricular de duas alunas, do 3º ano do curso de Animação e Intervenção Sociocultural, da Escola Superior de Educação/ Instituto Politécnico de Setúbal.

A missão: Dotar a ala pediátrica do hospital de um novo "movimento” como motor de alegria, permitindo assim a todos os que lá passam momentos de lazer, descontracção e educação com muitas dinâmicas e acompanhamento!

Locais: - Internamento ( 7ºpiso);
- Pavilhão Lyons;
- Hospital de Dia.

Duração do projecto: 13 de Abril a 15 de Maio.

Objectivos gerais e específicos do Projecto:

O projecto foi construído com base em dois grandes objectivos:

- Consolidar projectos e/ou actividades necessárias de Animação e Intervenção Sociocultural;
- Enriquecer as áreas pediátricas de lazer no hospital (Processo – Pessoa – Contexto).
E em três objectivos em especifico:

- Criar novas práticas direccionadas de lazer e educação informal, às crianças, jovens e pais ( no contexto hospitalar);
- Suavizar os ciclos de isolamento, promovendo o contacto destes com outros jovens/crianças na instituição e com o exterior (via on-line);
- Fortalecer a assistência, apoio e acompanhamento das: famílias – crianças – actividades ( trabalho em parceria entre gerações distintas).
AQUI NO NOSSO BLOG VAMOS TODOS TROCAR MUITAS CONVERSAS, TESTEMUNHOS E FOTOS DE TRABALHOS NOSSOS!!
Deixa também a tua mensagem!

2 comentários:

  1. Ola a todos!!

    Como Futura Animadora, só posso ficar feliz e emocionada com este vosso projecto "B.I.A", que sem dúvida se enquadra na PERFEIÇÃO neste contexto hospitalar.. pois nada melhor que lutar pela vida com um sorriso nos lábios e com muita Animação.

    É bom saber que a Animação chega a tantas áreas de intervenção e especialmente esta, onde por vezes é tão dificil conseguir um sorriso e um gesto de alegria.. sem dúvida voçes estão de Parabens.. pois pelo que vejo estão a conseguir fazer coisas tão mágicas e o mais importante passando uma mensagem em cada actividade, em cada acção..

    Não consigo imaginar a dor e o "aperto no coração" com que todos os dias voçes enfrentam cada caso, desde as crianças, aos jovens e aos seus pais .. é preciso ter estofo e muita coragem.. é bonito vermos todos estes resultados.. mas é tambem preciso reconhecer e felicitar as pessoas que todos os dias trabalham para que estas crianças se sintam mais realizadas e mais felizes.. por isso..novamente

    PARABENS PELO OPTIMO TRABALHO!!

    ...sei que todas as pessoas que trabalham lá desde médicas\os a enfermeiras\os etc.. fazem MUITO por todas estas crianças.. mas voçes acho que sem duvida foram levar algo de novo..e isso é muito importante!

    Beijinhos,

    Joana Pinho

    ResponderEliminar
  2. Uma vez que já estive no IPO conheço a realidade vivida, tanto pelos pequenos pacientes, como pelos seus pais e também pela vasta equipa de profissionais que fazem o melhor que podem para criar um ambiente de tratamento e recuperação “normal”, mais acolhedor e mais confortável para estas crianças. E foi este aspecto que o BIA veio reforçar através de uma intervenção dinâmica, criativa, animada e educativa.
    Devo dizer que o vosso trabalho não foi bastante positivo apenas por “darem cor à vida destas crianças”, foi notável também pelo facto de fortalecerem e enriquecerem os laços entre as crianças e os seus familiares através da vossa iniciativa. Por estas razões estão de parabéns e espero que continuem a desenvolver projectos em prol do bem-estar!

    Lilia Correia

    ResponderEliminar