sexta-feira, 1 de maio de 2009

Testemunhos

uma das nossas jovens...

Marina, 22 anos



"Olá a todos! Estou a escrever para as pessoas terem não uma ideia mas uma noção do que é um hospital.

Chamo-me Marina, tenho 22 anos mas quando vim parar ao I.P.O. tinha 15 anos, foi um choque para mim e para os meus pais: para eles foi uma doença, mas para mim foi a queda do cabelo.

Eu via todos os meninos sem cabelo e fiquei admirada...mas a médica explicou.me que era o efeito do tratamento. Disse-me a doença que eu tinha: era um cancro que se chamava "Sarcoma de Ewing" e que estava na coluna.

Fiz tratamento durante um ano...estive bem 3 a 4 anos, casei e tive um filho.

Tinha 19 anos quando o Tiago nasceu, correu tudo bem. Quando o Tiago tinha 6 meses, tive uma recaída: era a doença que tinha voltado, mas no pulmão.

Fiz transplante de medúla óssea, mas a felicidade durou pouco tempo: nem um ano.

A doença já estava nos 2 pulmões, a médica dizia que ia ser complicado, mas eu em uma semana de tratamento já tinha o pulmão esquerdo limpo.

Sempre a fazer tratamentos em casa com comprimidos, eu levava uma vida normal.

Venho todas as semanas ao I.P.O., as pessoas estão sempre com um SORRISO NA CARA para a gente.

Agora é que a doença "se viciou" nos comprimidos e apareceu no braço e no pulmão e está a ser muito difícil de combatê-la.

Ela está mais forte e o meu corpo mais frágil e já são quase 8 anos as lutas a favor da vida. Como eu, há muitos meninos que lutam todos os dias para receberem quando acordam um "Bom dia".

São essas poucas coisas que as pessoas não dão importância: Bom dia, Boa Tarde...Olá!



Beijinhos para todos que estão no nosso Blog,"

Marina
28.04.09


uma das nossas mães...

"No dia 7 de Abril fui ao Hospital CUF Descobertas, para uma consulta de urgência, com o intuito do meu filho ser reavaliado a uma amigdalite, diagnosticada 15 dias antes, e saí de lá com um pré-diagnóstico de Linfoma ou Leucemia.
Após examinar o meu filho, de 4 anos, o médico mandou fazer análises ao sangue, rx torax e ecografia aos gânglios do pescoço ainda inchados, ao fim de 12 dias de antibiótico para a amigdalite e brufen.
Quando o médico veio ter comigo e com o meu marido, com os resultados de todos os exames e nos disse que suspeitava que o nosso filho tivesse um Linfoma, ou uma Leucemia, o meu mundo "Perfeito", acabou ali mesmo. Parecia que o chão tinha ruído debaixo dos meus pés.
Só me lembro de chorar e dizer que não podia estar a acontecer isto ao meu filho.
Porquê o meu filho? Porque não eu? Era só o que eu perguntava incessantemente. Que dor tão grande no peito.
Nessa mesma noite, ficámos internados, com o meu filho a ter que receber transfusão de plaquetas e de sangue, soro e antibiótico para a febre que começava a surgir, tudo isto já com o aval do I.P.O. .
No dia seguinte, de manhã cedo, fomos transferidos para o I.P.O. de Lisboa, onde já estavam À nossa espera para fazer novos exames, entre eles, um medulograma ( análise à medúla óssea), para então poderem ter um diagnóstico correcto.
Nesta fase, eu ainda esperava que fosse só um susto, um pesadelo, e que o exame ia dar negativo, estava enganada, o resultado foi Leucemia Linfoblástica.
A médica veio ter connosco, para nos explicar o que era a doença em si e qual o tratamento e também os prognósticos. Depois disso, demos entrada no piso 7 - Pediatria, para internamento.
No dia seguinte, o diagnóstico final não era assim tão negativo, o meu filhote tem, sim, uma leucemia, uma leucemia linfoblástica, mas de tipo 3, não é das mais agressivas e o tratamento demora menos tempo, graças a Deus.
A partir deste momento, temos que ter muita fé e temos que nos agarrar aos pontos positivos, que vão surgindo. Esta situação é uma realidade surreal, que pensamos que só acontece aos outros e não aos outros e não é fácil passar por isto.
Os tratamentos de quimioterapia, o após tratamentos, ou seja, a reacção à quimioterapia, que penso que ainda é pior.
Tenho que ver o meu filho sofrer, sem poder livrá-lo da dor, nem poder trocar de lugar com ele. Como eu pedi a Deus para que isso acontecesse. Para ser eu, em vez dele, mas tenho que pensar, que este é o Prepósito de Deus. Para nós e graças a ELE, vamos ultrapassar esta fase pior das nossas vidas e o meu filho vai ficar curado.
Quero aproveitar este testemunho, para agradecer a todos os profissionais de saúde e não só, que trabalham neste piso, dia após dia, com um sorriso nos lábios e uma palavra de conforto, sempre que é necessário.
Muito obrigada pela vossa Humanidade e carinho pelas crianças, que Deus vos abençoe."
Rute Balão
29.04.2009





4 comentários:

  1. A todos o k sofrem desta doença e a ti Marina muita força,já k mais não te posso dar a não ser a minha força.Conta comigo amiga!Bjs

    ResponderEliminar
  2. Força Marina para ti e para todos os que sofrem dessa doença .
    Conta com o meu apoio ja que outra coisa nao posso fazer.
    beijos força!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. para todos os pais que estao sofrendo por verem seus filhos sofrer força que DEUS vos ajude

    ResponderEliminar
  4. Em nome das "B.I.A.'s"...as animadoras que junto dos seus meninos e meninas, jovens como a nossa Marina, pais que nos ajudaram e ajudam a manter este nosso ponto de encontro, o nosso blog...( fora os restantes amigos desta nossa nova brigada de ANIMAÇÃO)...o nosso muito OBRIGADO pelas mensagens de força e companheirismo!

    ResponderEliminar